Sobre a Copa de 2014

O Castelão Antigo

O Castelão Antigo

Representantes da Fifa, entidade internacional responsável pelo futebol, vieram ao Brasil semana passada para conferir as cidades candidatas a subsede da Copa do Mundo de 2014 no país.  Na tentativa de agradar,  elas procuraram mostrar o melhor de sua estrutura.

Em Fortaleza, as autoridades chamaram o povo a ir as ruas para mostrar empolgação pela Copa, fazendo barulho e se vestindo com as cores do Brasil.  Na TV,  as autoridades demonstraram confiança na confirmação de Fortaleza como subsede, enquanto a maioria dos apresentadores dos programas esportivos e telejornais diziam coisas do tipo “a cidade pintou-se de verde- amarelo” ou “o povo cearense demonstrou sua alegria”.

É sem dúvida que a copa é um grande evento capaz de mudar um país.  Mas isso só ocorrerá se houver compromisso e organização com os recursos a serem usados.  Senão de nada adiantará dizer que toda a cidade se mobilizou com toda a população alegre, quando isso foi um movimento de minorias.  As vezes a TV engana e omite ao invés de apenas informar.

Vai ser preciso adequar a cidade e substituir maquiagem por algo mais concreto para quem vier ver os jogos no castelão e passear em Fortaleza durante a Copa.  Mas importante mesmo será garantir o acesso a todo povo cearense e não apenas a uma minoria endinheirada.

Mas por enquanto estes e outros objetivos ainda estão presos no mundo das promessas.  Agora é torcer para que tudo dê certo até 2014.

Deixe um comentário