Sobre Leitura

Ler para iluminar a mente

Ler para iluminar a mente

O ato de leitura me parece comum depois de analisado. Mas isso só ocorre quando se tem o costume de ler desde criança. Para algumas pessoas, até parece rotineiro.

Por isso, nunca entendi a leitura como algo formal demais. Essa visão sempre é gerada na escola, onde o professor tenta impor a leitura ao aluno, impedindo que este sinta algum prazer nisso. Então, a leitura não é tão popular, embora algumas pesquisas divulgadas mostrem o contrário.

O grande problema, antes de tudo, é mudar a imagem burocrática da leitura e lhe dar um rosto mais jovial. Este é um grande desafio, pois significa interferir nos costumes das pessoas enraizados no cotidiano. Já se tornou senso comum ligar a leitura aos livros didáticos dos nossos tempos de criança.

O ato de leitura pode ser utilizado no dia-a-dia, quando olhamos a paisagem da janela do ônibus e tentamos ver algo de bonito ou diferente entre os carros e prédios da cidade grande. Ou quando reparamos em um indivíduo, conhecido ou não, e de repente notamos seu olhar triste ou alegre. As vezes fazemos isso sem preceber que se trata de uma leitura.

 

Deixe um comentário