Sobre “O Sertanejo”(1876) de José de Alencar

Sobre o autor

José de Alencar (1829-1877) nasceu em primeiro de maio, em Messejana, Fortaleza e faleceu no Rio de Janeiro em 12 de dezembro, vítima de Tuberculose.  Filho de José Martiniano de Alencar (Senador Alencar) e Ana Josefina de Alencar, o escritor saiu do Ceará ainda pequeno. Formou-se em Direito pela Faculdade de São Paulo, em 1850 e depois fixou residência no Rio de Janeiro. Além de escritor, Alencar foi jornalista, político, orador parlamentar e teatrologo. É considerado um dos grandes nomes da literatura brasileira, principalmente do romantismo nacional. Escreveu livros conhecidos como IracemaA Pata da Gazela, e O Guarani.

José de Alencar, autor de "O Sertanejo"

José de Alencar, autor de

Resumo do Livro

1764. Arnaldo (o sertanejo do título) e o herói da história, dono de habilidades especiais. É forte de corpo e alma, pode se comunicar com os animais e entender a natureza do sertão. De personalidade forte, honrado como um cavaleiro medieval, Arnaldo é apaixonado por D.Flor, a quem adora como uma santa. Flor é filha do capitão-mor Gonçalo Pires Campelo, dono da fazenda “Oiticica”, em Quixeramobim, no interior do Ceará e a quem Arnaldo serve. Rica, bela, jovem, bondosa e orgulhosa, D.Flor cresceu com Arnaldo na fazenda e o tem como irmão. Porém, ela e sua familia precisarão da coragem de Arnaldo para se proteger das investidas de Fragoso, filho de fazendeiro rico e acostumado a conquistar o que quer, nem que seja usando a violência de uma guerra.

A história gira em torno do triangulo amoroso entre Arnaldo, Fragoso e D.Flor, tendo como coadjuvantes os pais de D.Flor ( Gonçalo e D.Genoveva), Alina (aldeã apaixonada por Arnaldo, amiga de Flor), Justa(mãe de Arnaldo, também aldeã) e outros personagens poucos citados. 

Provavelmente devido a tuberculose, José de Alencar deixou este romance inacabado. Fica então a cargo da imaginação do leitor a conclusão.

Deixe um comentário